Registo Criminal

No início de cada ano letivo é necessário entregar o registo criminal, junto dos serviços administrativos do agrupamento. Isto inclui uma visita ao tribunal e um custo ou em alternativa preencher uma declaração autorizando a Diretora a consultar o mesmo online.

Muitos colegas tem dificuldade em realizar essa tarefa, pelo que se publica este pequeno tutorial. Basta seguir os passos.

1º Passo – SIGRHE

Abra um browser (navegador) e digite o endereço do site do Sistema Interativo de Gestão de Recursos Humanos da Educação ( SIGRHE ):

Este é o mesmo endereço dos concursos.

Caso não tenha o número de utilizador pode selecionar a opção recuperar a palavra passe. Nesse caso prossiga para o 2º passo (Recuperar palavra-chave ou número).

Se souber o número de candidato mas não se recordar da palavra-chave salte para o 3º passo (Recuperar palavra-chave).

Se tiver o número de candidato e a palavra-chave salte diretamente para o 4º passo (Login).

2º Passo – Recuperar palavra-chave ou número de utilizador

Como ilustrado na imagem clique na opção:

• Se não se lembra da sua palavra-chave ou número de utilizador, clique aqui.

Deverá colocar o tipo de documento de identificação e respetivo número. Atenção que deve escolher e indicar os dados constantes do verbete.

De seguida escolha:

• Submeter.

Caso os dados estejam correto receberá uma mensagem indicando o número de candidato.

Poderá prosseguir para o passo se souber a palavra-chave ou continuar para o 3º passo para recuperar a palavra-chave.

3º Passo – Recuperar palavra-chave ou número

Introduza nas caixas o número de utilizador, tipo de documento e respectivo número do documento.

Caso os dados estejam corretos receberá um email com a palavra-chave.

Atenção!

O email que irá receber a resposta ao pedido é o que está registado no verbete. Caso não tenha acesso ao email que está registado, poderá tentar recuperar a palavra-chave através do sistema de SMS. Se por ventura não tiver mais acesso a esse número de telefone, contacte os serviços administrativos para efetuar o pedido de registo do novo email e telefone.

Aceda ao seu email e procure uma mensagem enviada pela DGAE.

Se não vir a mensagem ao final de alguns minutos, procure no SPAM/Publicidade Não Solicitada.

Se mesmo assim não encontrar a mensagem contacte os serviços administrativos para uma ajuda mais personalizada.

Caso tenha recebido a mensagem copie a nova palavra-chave e prossiga ao 4º passo.

4º Passo – Login

Introduza o número de utilizador e palavra-chave.

Se tiver pedido a recuperação da palavra-chave surgirá o campo seguinte para digitar a nova palavra-chave. Caso contrário prossiga para o 5º passo (Página de entrada).

Depois de efetuar o login após o pedido de recuperação da palavra-chave terá de inserir uma nova palavra-chave.

Digite duas vezes a palavra-chave e prima submeter.

Se tudo estiver correto irá receber uma mensagem:

• Palavra-chave alterada com sucesso.

Prima OK e prossiga para o 5º passo (Página de entrada).

5º Passo – Página de entrada

A página de entrada contem várias opções e informações. A que nos interessa para esta operação é a que está no menu:

• SITUAÇÃO PROFISSIONAL

Ao selecionar o menu SITUAÇÃO PROFISSIONAL, surgirá o menu na esquerda com várias opções. Escolha a opção Registo Criminal e o submenu Pedido – Requerente.

Aparecerá uma página com os pedidos efetuados.

6º Passo – Pedido

Pode agora clicar sobre a opção Novo, conforme indicado na imagem.

Surge agora uma página de início do pedido do registo criminal. Como poderá verificar o processo é dividido em 3 passos.

A primeira tarefa e clicar na opção:

• 1.1 Designação de agrupamento de escolas / escola não agrupada.

Abre-se uma nova página onde deverá selecionar a escola.

Para agilizar o processo digite o número de contribuite da escola:

Clique em:

Se tudo estiver correto surgirá a sigla/código e nome do nosso agrupamento.

Clique sobre o mesmo para confirmar e prima fechar.

Pode agora prosseguir para o 7º passo (Atualizar dados pessoais).

7º Passo – Atualizar dados pessoais

Conforme ilustrado na imagem anterior, prima o botão Atualizar dados pessoais.

Surgirá uma caixa para confirmar que vai atualizar os seus dados pessoais. Prima OK.

A caixa fechar-se-á e pode agora premir a opção:

• Confirma dados

Surgirá uma tela semelhante à imagem anterior onde será pedido para introduzir a data de validade do documento de identificação e a sua filiação.

Depois de preencher os dados clique em:

• Confirmar dados.

A página irá recarregar pelo que deve descer a mesma até ver a opção:

• 3.1 Declaro que autorizo , de forma voluntária…..

Confirme a caixa como na imagem.

Prima o botão:

• Confirmar dados

A página irá recarregar pelo que deve confirmar os dados e se tudo estiver correto, desça até ao final da página até ver a imagem seguinte.

Irá verificar que aparece agora uma campo para introduzir a palavra-chave.

Prima agora:

• Confirma dados

Aparecerá agora uma caixa para confirmar o pedido. Prima Ok.

O seu pedido será listado. Pode agora clicar no menu na esquerda com a opção:

• Registo Criminal
    • Pedido – Requerente

O seu novo pedido estará agora na lista de pedidos com a indicação de situação:

• Enviado para o Diretor

O pedido do registo criminal está concluído.

Registo Criminal

Não se esqueça de terminar a sessão.

Clique em:

• Terminar sessão

Voilá!

A tarefa que parecia complicada está concluída.

Relembra-se que caso tenha algum problema que o presente artigo não resolva, contacte os serviços administrativos.

Bom trabalho.

Posted on: Setembro 20, 2017, by : Fernando Soares